Coshin Chibana

 

Mestre Choshin Chibana (Okinawa, 5 de julho de 1885Ohama, 26 de fevereiro de 1969) foi um mestre japonês de artes marciais.

Entre os grandes mestres contemporâneos do Karatê-do, destaca-se o Grão Mestre Choshin Chibana. Natural de Okinawa, Japão, desde os treze anos até aos 85 anos, viveu intensamente para o Karatê-do, tendo ministrado ensinamentos durante 50 anos. Em 1960 foi homenageado pelo Jornal Okinawa Taimussu, como um exemplo a ser seguido por todos, pois, muito fez pelo engrandecimento do Karatê-do. Em 1968 foi condecorado pelo Imperador Hirohito com o título de comendador. Sempre modesto e dedicado, juntamente com seu Grão Mestre Anko Itotsu, introduziu uma série de inovações ao Karatê-do. Chibana teve mais de cinco mil alunos. Em 1957 recebeu o título mais cobiçado por todos os caratecas: 10ª grau. Atualmente existe dois de seus principais seguidores:

  • Mestre Katsuya Miyahira - Presidente da Shorin Ryu Internacional, Presidente da Federação Okinawense de Karate-Do e Presidente da Escola Shidokan.
  • Mestre Yoshihide Shinzato - Hanshi (10° DAN) - a graduação mais alta da modalidade. Falecido em janeiro de 2008.